terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Compulsão por doces pode ser depressão



O consumo compulsivo de doces está ligado a problemas psíquicos e orgânicos. Esta é a conclusão de especialistas em nutrição, que se basearam em pesquisas e entrevistas com mulheres, que tem uma vontade quase irresistível de comer doces. Estes especialistas verificaram que a voracidade por bombons pode ser tão doentia quanto à dependência do álcool ou drogas.

A ingestão de doces geralmente é para compensar algum problema ou melhorar o humor de quem sofre da compulsão. Mas, depois, irremediavelmente, os devoradores de doces começam a ter pesadelos com a balança. É natural. Nas últimas décadas as pessoas seguem padrões de beleza que as obrigam a desejar um corpo esguio e perfeitamente modelado.

Nos consultórios as queixas são conhecidas. Se a pessoa foi gorda, o consumo de doces é seguido de complexo de culpa e de recriminações sobre a falta de força de vontade.

Como muitas pessoas, com transtornos alimentares, parecem também sofrer de depressões, alguns pesquisadores acreditam que pode haver uma relação entre estes problemas. Eles afirmam que a compulsão pode ser uma adaptação do organismo para suprir a deficiência de serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios.

Estudos recentes mostraram que as pessoas que sofrem de um desequilíbrio no sistema Serotonina/Noradrenalina, têm uma disfunção alimentar ligada a distúrbios psiquiátricos. A serotonina também interfere no estado de humor e na sonolência; quando há uma diminuição dessa substância no cérebro, a pessoa sente necessidade de ingerir açúcar.


Deixando aqui bem claro que vontade comer doces de vez em quando é normal.
O ANORMAL seria simplesmente recorrer por uma impulsão anciosa e devorar a primeira coisa doce que se ve pela frente e daí por diante comer varias porções desta tal coisa doce que voce procurava.

Quando a vonatde é irresistivel e não importa o doce que seja, aí sim voce deve procurar um medico e explicar o fato, gula não é motivo pra vergonha, quem busca socorro na comida certamente tem problemas com depressão e - ou ansiedade que podem ser tratados e revertidos para um estado saudável novamente.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Mas mesmo que seja uma psicose, é tão bom um bombom...

Nota que está chegando a data dos chocolates a fim...

Fiquem com Deus, menina Malvada.Online.
Um abraço.

Seguidores