domingo, 26 de dezembro de 2010

Voce sabe o que é gordura trans?


Gordura trans é o nome popular de um tipo de gordura não saturada. Ela pode se apresentar tanto na forma mono-saturada como na forma poli-saturada.
Tal gordura é um tipo de gordura específico que está presente em pequena quantidade, nas carnes e em diversos outros produtos de origem animal.
Alimentos industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos, hamburgeres, sorvetes, pães e massas açucarados, frituras esses são as alguns dos alimentos considerados as maiores fontes de gorduras trans.

Ao contrário de outros tipos de gordura, a trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que ela é a responsavel pelo aumento do colesterol ruim por exemplo.

As gorduras trans que não são de origem animal, são consideradas bem mais prejudiciais à saúde do que aquelas que já se apresentam naturalmente nos alimentos, como por exemplo, as que estão presentes em alimentos como a carne.

Diante dos malefícios que ela traz a saúde, órgãos de controle da saúde em todo o mundo recomendam a redução de seu consumo. Este tipo de gordura está, na maioria das vezes, relacionada à obesidade.
Muitos países adotaram um controle rígido de seu consumo, como por exemplo, a obrigatoriedade de descrever sua quantidade ou presença no rótulo das embalagens. Diante disso, empresas alimentícias já estão removendo voluntariamente a gordura trans de seus produtos.

Nenhum comentário:

Seguidores