quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quando sorrir faz mal...




Funcionários que lidam diretamente com o público e passam o dia sorrindo contribuem para um bom e produtivo ambiente de trabalho, Porém aquele sorriso tão falso e forçado como uma nota de R$ 3, pode ter seu lado ruim.

Pelo menos é este o resultado de um estudo feito por professores da Universidade de Michigan. Segundo os pesquisadores, a energia aparentemente positiva de um funcionário "farsante" mantendo aquele sorriso forçado e estando num mal humor, não só piora o seu estado psicológico também dificulta o cumprimento das tarefas cotidianas.


Por outro lado, quando o riso é genuíno e tem origem em pensamentos positivos ocorre uma efetiva melhora no ânimo.

Durante duas semanas, os pesquisadores acompanharam a rotina de motoristas de ônibus, atendentes em lojas de comércio, garçons. Nas ocasiões em que estes profissionais declararam ter tentado disfarçar pensamentos negativos com sorrisos forçados, as respostas aos questionários revelaram uma nítida piora no humor. Não por acaso, os períodos de alteração no estado de espírito revelados pela pesquisa coincidiram com um aumento de ausência no trabalho.


"Empresários podem pensar que ter funcionários sorridentes
é algo bom para a organização, mas não é bem assim,
sorrir por sorrir pode levar à exaustão emocional
e fazer o funcionário se ausentar do trabalho."


disse Brent Scott, professor de administração responsável pelo estudo.


O efeito foi ainda mais forte entre as mulheres, que apresentaram, além de uma queda mais acentuada no humor, maior propensão que os homens a faltar no trabalho.


O estudo, publicado em fevereiro no Academy of Management Journal, não investigou as causas do fenômeno nem a razão da diferença entre gêneros.

No entanto, segundo o professor Scott, pesquisas anteriores indicam que as mulheres demonstram mais suas emoções do que os homens.
Quando forjam um sorriso enquanto sentem emoções negativas, elas entram em um intenso conflito interno, que pode afetar mais fortemente os sentimentos.

De qualquer forma, ensina o professor, mulheres e homens devem utilizar a técnica da semeadura de bons pensamentos com moderação. Tal técnica parece de fato melhorar o humor no curto prazo, mas pode causar sequelas depois de certo tempo.

"Se você ficar tentando cultivar boas emoções a todo momento,
corre o risco de começar a se sentir uma pessoa falsa".
afirmou Scott.


fonte

Nenhum comentário:

Seguidores