domingo, 11 de março de 2012

autoritarismo, reação e obediência algumas das torturas do Doutor Milgram



De uma forma muito simples, usando apenas de sua autoridade, seu laboratório e alguns atores pagos para gritar, o psicólogo Stanley Milgram  fez várias pessoas comuns transformarem quase se tranformarem em potenciais torturadores.


Nos anos de 1960, O Psicólogo Milgram realizava um conjunto de experimentos onde ele alegava estar realizando vários testes. Ele pedia para voluntários ir até o seu laboratório para participar de uma experiência, à medida que chegava ele pedia que eles o ajudassem...


Durante o procedimento eram utilizadas uma máquinas para choques em cobaias (atores) até que eles gritassem. Claro que o verdadeiro teste, era observar os "ajudantes" ver as cobaias levando falsos choques.



Stanley Milgram (FOTO) queria apenas descobrir e analisar o que impulso e a reação que o autorismo ali dado por ele aos voluntários submetidos iria resultar


O médico de nacionalidade amerecina nascido em Nova York em 15 de agosto de 1933 falecendo em Dezembro no dia 20 de 1984 queria descobrir se era fácil para uma pessoa normal torturar alguém quando lhe fosse ordenado. O que ele descobriu foi que os voluntários, que a maioria das pessoas que entraram no laboratório diante de uma extrema pressão psicológica e visual algumas pessoas se mostraram dispostas a torturar outras pessoa quando lhe fosse ordenado por Milgram.


No fim apenas um número mínimo de pessoas se recusou a obedece-lo.
Muitos dos voluntários protestaram, mas relevaram quando Milgram afirmou que era um médico e sabia o que estava fazendo.

Muitas de suas "cobaias" alegaram que acabaram ficando traumatizadas.

Enquanto para outros, tornou-se uma experiência de mudança de vida que acabouse tornando uma inspiração e ir trabalhar com direitos humanos.

Nenhum comentário:

Seguidores