domingo, 4 de março de 2012

Psicológos ensinam como ser feliz sem ter muito dinheiro





Muitas pessoas hoje estão se esforçando para se contentar com menos.
 Qual é o segredo pra encontrar a felicidade quando se tem pouco dinheiro então ?

Se observarmos as pessoas que sabem como ser felizes, descobrimos que eles fazem questão de serem gratas pelo o que eles têm. E isso não está relacionado com a quantidade de riqueza material que você pode ou não possuir.

Um crescente grupo de pesquisas tem demonstrado que pessoas gratas são mais felizes de quem é menos gratos, independentemente do seu nível de renda, do seu estado financeiro.


Gratidão também tem sido vista ser um poderoso antídoto contra a depressão. Segundo Martin Seligman, psicólogo e um pioneiro no movimento da psicologia positiva, ele e outros psicólogos da Universidade da Pensilvânia entregm instruções sobre como ser grato com nosso dia a dia e como manter a gratiidão
50 pessoas que estão severamente deprimidas .


Eles recomendam cada um de nós, tirar um tempinho por dia e escrever 3 coisas que foram boas naquele dia, e se dar uma auto explicação do porque tais coisas que aconteceram foram boas.


Durante os estudos pacientes depressivos que passaram por este teste 94% deles relataram se sentir significativamente menos deprimidos. Suas pontuações em um inventário de depressão amplamente utilizado caiu 50% o equivalente a melhora observada com o tratamento medicamentoso ou a psicoterapia, embora as intervenções últimos geralmente levam mais tempo para funcionar.
Indivíduos de um grupo controlado por placebo, que anotou 3 memórias de infância de cada dia não experimentou uma melhora em seus sintomas depressivos. Mais importante, os efeitos para o grupo praticar a gratidão durou um total de 6 meses.


Os pesquisadores repetiram o mesmo estudo mais tarde com um grupo diferente de usuários deprimidos e substancialmente obteram os mesmos resultados. O Grupo d psicólogo Seligman também descobriu que a escrita sobre gratidão teve um efeito de aumento de humor em pacientes deprimidos durante 12 semanas usando tal tecnica como terapia de grupo.


Cultivar a gratidão é uma maneira poderosa para superar a adversidade e depressão. Ao optar por se concentrar em suas bênçãos, em vez de ruminar sobre suas decepções e déficits, você nutre sentimentos positivos sobre si mesmo, sua vida, e outros.
Como uma atitude permanente, a gratidão irá ajudar nos a cultivar a felicidade em na vida. Não é por acaso que os pacientes do estudo do psicólogo Seligman mantiveram um humor mais estavel e uma melhor qualidade de vida sem mudança financeira. A gratidão deveria ser um hábito. O número de coisas que podemos serem gratos é infinito.


Melhor pensarmos bem todos os dias e agradecer aquilo que temos, que nos acontece, no final das contas tudo tem seu lado bom.



fonte
http://living.msn.com/life-inspired/your-guide-to-happiness/article?cp-documentid=32096634

Nenhum comentário:

Seguidores