sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O excesso de trabalho bloqueia a criatividade?



Uma pesquisa mundial realizada pela Adobe relatou que 80% das pessoas no mundo sentem sua criatividade bloqueada pelo crescimento econômico. E dois terços, aproximadamente dos entrevistados, consideram a criatividade algo valioso para a sociedade.

Estariamos passando então por uma crise criativa global?

A julgar pelo ambiente de trabalho, seguindo a pesquisa resposta foi SIM. A Adobe ouviu 5 mil pessoas no Reino Unido, na França, na Alemanha,nos Estados Unidos e no Japão. De todos os  entrevistados 3 de cada 4 deles afirmaram estar sob pressão constante pra serem mais produtivos do que criativos, embora sempre os chefes esperam que muitos usem o pensamento criativamente em prol do trabalho.

A falta de tempo é vista como o maior obstáculo à criatividade, assim consideram 47% das pessoas que responderam à pesquisa.


O especialista em educação e criatividade Sir Ken Robinson disse ao Telegraph:

"Um dos mitos sobre a criatividade é que apenas algumas pessoas são realmente criativas. A verdade é que todos temos grande capacidades, mas nem todos desenvolvem isso. 
Um dos problemas é que o sistema educacional não estimula os estudantes a desenvolver seus poderes criativos naturais. Ao invés disso, promovem a uniformização. 
O resultado é simples: drenamos todas as chances criativas dessas pessoas. 
E o mesmo tem acontecido no trabalho, onde as pessoas são condicionadas a priorizar a conformidade em restrigindo a criatividade".

Nenhum comentário:

Seguidores