quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Voce é altruísta? Tem certeza que sabe ajudar o próximo?




Vamos imaginar que a caminho do trabalho, da festa, da casa de alguém voce se depara com uma pessoa se sentindo mal na rua.
Qual seria sua reação?
Ajudá-la imediatamente?


Talvez voce leitor poderia ter tido essa atitude, porque muitos realmente não tem isso segundo uma pesquisa feita pelo psicólogo Alemão Marco van Bommel.

O estudo observou as câmeras de segurança em ruas mostrando que a maioria das pessoas não reage a situações desse tipo quando estão em espaços públicos. O psicólogo chamou isso de "indiferença urbana".  Segundo as análises dele as pessoas tendem a ser altruístas quando estão sozinhas ou em pequenos grupos.

O psicólogo pediu que voluntários participassem de um fórum on-line destinado a pessoas que passavam por sofrimento emocional intenso.

Os voluntários interagiram mais quando havia poucos usuários no fórum do que quando o espaço virtual estava lotado. No entanto, quando a experiência era repetida com câmeras apontadas para os voluntários ou quando eles percebiam que seu nome estava em evidência na comunidade online, eles ofereciam ajuda com mais frequência, mesmo quando havia muitas pessoas no fórum.

Marco van Bommel o psicologo após isso disse:  

"A reputação pode ser decisiva pra uma pessoa ela pode intervir ou não. Em multidões ou entre muitos outros, a tendência é omitir ajuda, pois não há pistas claras de como isso pode contribuir pra melhorar seu conceito diante dos outros ou ao invez prejudicá-lo. Esses casos são " uma difusão da responsabilidade": a omissão é basicamente, sustentada pela expectativa de que certamente outro se encarregará de ajudar uma pessoa em apuros na rua."

Um comentário:

Anônimo disse...

Anh, fala sério, ajudar alguém na rua é ingenuidade e burrice, não altruísmo. O altruísmo é aquele dado em conta-gotas todos os dias.

Seguidores