quinta-feira, 14 de março de 2013

Não se torture! Simplifique desde já sua vida



Simplificar é algo mais fácil dizer do que se fazer!
A quantia de tarefas e afazeres que temos dia após dia exigem nossa atenção e dedicação, muitas vezes mais esforço do que qualquer outra coisa.
Mas o que é tão bom no ato de simplificar?
É que não nos sobrecarregamos, a ansiedade diminui, o stress diminui, quem conseguir fazer uma coisa de cada vez mesmo que seja com pequenos passos, consegue percorrer o caminho até o objetivo com mais alegria entusiasmo, sem aquela auto-pressão, auto-exigência.

Na realidade qualquer um de nós pode começar hoje mesmo a viver uma vida mais simples. Talvez voce leitor se pergunte, tá mas como faço isso?


Então aqui vão as dicas!

*
Elabore uma pequena lista.
Com 5 coisas mais importantes da sua vida.
Escolha 3 coisas que estão presentes e são do tipo coisas "as responsabilidades" do seu dia à dia.
A numero 4: escolha qual é seu hobby.
E o 5º item deve ser um objetivo.

Seguindo isso estabeleça limites basicamente decicados para aquelas coisas que roubam seu tempo por exemplo:
* Ficar horas e horas na internet à toa, sair fazer compras mesmo quando não se tem dinheiro o suficiente, trabalhar em casa por muitas horas quando o seu trabalho poderia ser feito durante seu expediente, no caso de quem estuda se matar de estudar e deixar tudo de lado até mesmo o sono, comer compulsivamente porque esta entediado etc...

Isso é dificil mas exige disciplina! Aprenda a dizer não a si mesmo e aos seus hábitos que talvez estejam apenas te torturando

Observe atentamente a sua lista e veja se voce esta indo de acordo com aquilo que voce mesmo considerou tão importante pra voce ao escreve-la.





Quando estiver irritado, preocupado, nervoso, ancioso faça algo que te distraía e custe pouco.
Passei com o cachorro ou brinque com seu gato, acesse a internet procure algum filme de algum ator, atriz que gosta e assista! Ligue pra algum amigo, primo, parente e faça um convite pra sair, relembre do seu objetivo da lista qual era?
Se for estudar vai lá e estuda.
Tente aprender outro idioma nem que seja o básico. Faça um blog divida suas opiniões idéias ou faça tipo um scrapbook online mesmo.

Uma maneira de se auto-superar é se contemplar por cada vitória nessa sua nova fase "simplificar a vida".
Pense e faça exatamente no começo juntamente com a primeira lista, uma segunda e nessa voce deve listar as coisas que citei acima que talvez possam se encaixar com voce (no caso perder tempo e se auto-torturar da mesma forma.) ao escrever a segunda lista veja bem aonde voce tem desperdiçado tempo e não se dedicado as coisas verdadeiramentes mais importantes que são suas obrigações, o seu hobby que é seu lazer e o seu objetivo.

Quando voce identificar o que tem roubado seu tempo seja internet, conversar demais antes de ir pra casa depois do emprego ou aula, ver TV até tarde porque virou vicio... comer sem estar com fome por aí vai.




A cada vez que voce superar um item da sua lista de coisas que voce faz inutilmente se presenteie com algo. Só não vale superar um dia e depois voltar fazer tudo de novo, portanto estabeleça prazos 15 dias por exemplo seguindo isso acredite pouco a pouco sua mente e organismo se acostumam com a nova vida mais simplificada sem tais hábitos nocivos. Se voce conseguir se presenteie se falhou não se culpe tente de novo!!

Acredite que se focar nas suas obrigações diárias , seguir seu hobby que é o lazer, e um objetivo seja ele de curto,médio, longo prazo,
a vida ficará menos sobrecarregada e identificando os hábitos que atrapalham seus dias e suas noites após supera ao menos uma coisa voce terá o sentimento de "eu quero, eu posso, eu consigo".

Nenhum comentário:

Seguidores