sábado, 6 de abril de 2013

Voce sabe o que é terapia cognitiva?



Desenvolvida por Aaron Beck no final de 1950, a terapia cognitiva se tornou recentemente uma das formas mais estudadas  e com mais evidências científicas de eficácia em diversos quadros como depressão, ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobias, dependencia química, transtorno alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de personalidade, e até como terapia para casais em crises conjugais.

Em si a terapia cognitiva tem como missão, reorganizar a mente de uma pessoa que tenha algum transtorno como citado acima.

As sessões da terapia são geralmente estruturadas e direcionadas para auxiliar o paciente a solucionar os problemas atuais que tem causado pensamentos distorcidos ou disfuncionais de acordo com a realidade e como a pessoa vê ela mesma.






Consequentemente quem se submete a uma terapia cognitiva é obrigado a lidar com todas situações da vida ou seja as questões familiares, relacionamentos amorosos, carreira, estudos, hobbies e o principal motivo que sempre será aquele que levou o paciente até um psicólogo que sugeriu a terapia cognitiva.


Especular várias áreas da vida de alguém acontece porque simplesmente um problema pode ter desencadeado um outro muito maior que por si só alguem não consegue resolver sozinho.

Por exemplo, um jovem universitário ou universitária vai até um psicólogo procurar ajuda porque não consegue estabelecer um ritmo de vida equilibrado devido a sobre carga diária que seria digamos, estudar e trabalhar como estagiário, tal caso pode levar uma pessoa ao stress, ansiedade, depressão porque há vários fatores incluídos como: 

* o universitário(a) esta cursando algo que realmente ama ou não?
* o universitário(a) esta tendo problemas em se relacionar com pessoas da faculdade ou do trabalho?
* o universitário(a) consegue manter o lazer ter momentos de distração sem estar preocupado o tempo todo com faculdade?
* o universitário(a) estudar foi escolha própria ou foi pressão de alguém ou até mesmo auto-pressão que é algo do gênero "eu preciso estudar, meus amigos estão estudando" ou "minha familia seria orgulhosa por me ver estudando" etc...

Nenhum comentário:

Seguidores