sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estilista cria espartilho que identifica níveis de poluição no ar




Pra começar a entender esse espartilho voce precisa entender o que significa CO2.
Isso é um dióxido de carbono também chamado de gás carbônico, é uma substância química formada por 2 átomos de oxigênio e um de carbono.

Ele é um gás importante pro reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas, o CO2 é um gás é também liberado no processo de respiração dos seres humanos e não podemos esquecer que ele esta presente na queima dos combustíveis fósseis como: gasolina, óleo diesel, querosene, carvão mineral e vegetal, tudo isso gerando uma grande poluição. A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.

Agora vamos à invenção... Imagine um espartilho que aperte sua cintura de acordo com a quantidade de gás carbônico presente no ar.

Bom, eu nunca imaginaria uma ideia dessas, acho que vocês também não.
Mas o estilista Kristin O'Friel, da Universidade de Nova York, criou a peça com pequenos sensores que se comprimem ou se distendem de acordo com a quantidade de CO2 no ar. A idéia do espartilho é mostrar com ele e mudar a percepção que as pessoas têm das mudanças ambientais, sentindo-as no próprio corpo. A escolha do espartilho tem tudo a ver com questões ambientais a idéia foi bem elaborada porque quanto mais apertado ele estiver será por causa das altas taxas de CO2 no ar e pouco a pouco os sensores vão se comprimindo tornando a respiração quase que impossivel.

Nenhum comentário:

Seguidores