domingo, 2 de outubro de 2011

Café pode prevenir depressão


Segundo um novo estudo, algumas xícaras de café por dia podem manter a tristeza longe.

Pesquisas anteriores, incluindo um estudo publicado no ano passado que foi realizado com homens d a Finlândia, já ligaram o consumo de cafeína a um menor risco de depressão e suicídio.

O novo estudo foi feito com mulheres, todas aquelas que bebem café com cafeína são menos propensas à depressão, e quanto mais bebem, o risco de depressão cai.

Também não pode se esquecer que o café tomado em exgerado eleva a pressão arterial. Portanto mulheres hipertensas controlem sua pressão com medicamentos.

O estudo incluiu mais de 50.000 mulheres com idades entre 30 e 55 anos que periodicamente preencheram pesquisas sobre seu consumo de café e saúde.

Nenhuma das mulheres tinha sintomas de depressão ou histórico de depressão no início do estudo.

Comparado com mulheres que bebiam pouco ou nenhum café, aquelas que em média tomavam duas a três xícaras por dia tinham 15% menos chances de desenvolver depressão, mesmo após os pesquisadores levarem em conta uma ampla gama de fatores potenciais que induzem nos à ao menos pensamentos depressivos como: estado civil, emprego insatisfatório, religião, falta de amigos.

Beber quatro xícaras de café por dia estava associado com um risco 20% menor de depressão.

Porém, os cientistas alertam que o estudo não prova causa nem efeito, por isso não há razão para acreditar que xícara após xícara de café vai prevenir a depressão.

Os cientistas ainda não sabem por que o café pode proteger contra a depressão. Alguns especialistas têm especulado que os antioxidantes no café podem ter benefícios de saúde.


Há uma indicação muito forte de que há um relacionamento entre cafeína e depressão, mas isso não significa que o café vai parar a depressão. Os cientistas precisam de hipóteses pro mecanismo de trabalho, e estudar mais a fundo o que está acontecendo.

Outra possibilidade é que as pessoas que não estão deprimidas podem simplesmente ser mais atraídas pelo café do que pessoas mais propensas a depressão. Pessoas não depressivas tendem a ser mais "comportamentalmente ativas", e beber café pode, portanto, se relacionar melhor com seu estilo de vida.

Da mesma forma, algumas pessoas deprimidas podem afastar-se do café, pois ele pode aumentar a ansiedade, que muitas vezes anda de mãos dadas com a depressão. Aliás, por esse lado, a cafeína pode ter consequências negativas para muitas pessoas, com sintomas de depressão ou não.


Nossa fonte CNN

Um comentário:

Mauro S disse...

Li esta notícia no facebook, aliás tem muitas destas notícias interessantes que vejo por lá, e bem interessante esta, xô tristeza! Beijos, boa semana, Mauro

Seguidores