terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estudos revelam que o divórcio pode causar síndrome do pânico, estresse pós traumático, insônia.



De acordo com dados divulgados pelo jornal inglês Daily Mail, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estudaram pessoas ao longo de 15 anos e neste mês revelaram os resultados: aqueles que se divorciaram seja homem ou mulher tiveram um declínio de sua saúde mais rápido do que os que permaneceram casados.


Outras pesquisas mostraram que, enquanto os homens sofrem mais problemas de saúde a longo prazo após o divórcio se não se casarem novamente, as mulheres tendem a sofrer mais seriamente a curto prazo por causa da súbita perda de status, apoio financeiro e perca da segurança emocional fornecida pelo casamento.


Algumas pessoas chegam a sofrer de digamos assim uma chamada síndrome de estresse pós divórcio, uma condição pouco reconhecida, mas muito difundida.


Em um livro lançado recentemente pelo professor e médico David Pastrana afirmou que os recém-divorciados passam pelas mesmas etapas de reajuste emocional como aqueles que enfrentam o luto, ou seja, negação, raiva, depressão e aceitação. Segundo o especialista, é vital para as mulheres aceitar que podem sim passar por uma fase difícil de transição, e quem se sentir mal deve buscar ajuda e apoio.


"O divórcio pode nos afetar emocionalmente, mentalmente e fisicamente, além de minar as nossas expectativas. É como lamentar a morte de um ente querido, assim que se depara com a tristeza da separação. Reconhecer esses sentimentos e aceitar que é preciso passar por um processo de cura e transição é um bom começo. Uma vez que você os entendeu, está no caminho para superá-los".
afirma a terapeuta de família Charlotte Friedman


Charlotte Friedman oferece terapia para as pessoas que atravessaram um casamento rompido. Embora seja relativamente fácil se divorciar, Charlotte diz:

"Lidar com os efeitos emocionais pode ser muito mais difícil. Raiva, tristeza e estresse são muitas vezes inevitáveis. Quase todas as pessoas que vejo apresentam sintomas como estresse, mau humor, depressão e insônia. Cerca de 60% sofrem de sintomas físicos, que podem incluir eczema, enxaqueca ou problema nas costas, geralmente resultado de tensão muscular."


O psicólogo James Lynch, autor do livro A Broken Heart - The Medical Consequences of Loneliness (Coração Partido - As consequências médicas da solidão), acredita que as relações entre o estresse emocional e a doença física estão apenas começando a serem reconhecidas.


fonte

2 comentários:

Mais Links disse...

Hola

Venho apresentar mais um novo e promissor agregador de links sem limites de envio de links diários.

http://www.maislinks.com/

Visite nosso site e conheça nossa promoção: Faça seu blog ser mais conhecido.

jkrainha disse...

Culpa das pensões e das mulheres interesseiras, mal carater, trambiqueiras, ladras que usam os filhos como refens para pensões gordas! DIOcadela!!!

Seguidores