sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ergofobia... voce tem medo de trabalhar ou não consegue se manter em um emprego?


  


Ergofobia, a palavra derivado do grego "ergon" significa trabalho e "phobos" significa medo.

Uma pequena parte das pessoas sofre com esse transtorno, um medo anormal e persistente de trabalhar ou encontrar/manter um emprego.

A Ergofobia é um medo verdadeiramente é irracional nem a pessoa que sofre consegue explicar direito como ela vê o mercado de trabalho.

Tal fobia pode ser causada por diversos fatores, o mais potente deles pode ser a ansiedade. Quem sofre com o tipo de ansiedade generalizada tem chances desenvolver isso. Tal medo pode realmente ser uma combinação de outros medos, como por exemplo:

* medo de falhar em tarefas atribuídas que precisaram serem executadas.
* medo de não se socializar com as pessoas do ambiente de trabalho
* medo de não ser capaz de conciliar a vida particular, social com a profissional. Geralmente nesse caso a pessoa acredita que ela não vai dar conta de trabalhar, manter contato com a familia, que irá aos poucos perder o círculo social, desequilibrar o relacionamento amoroso, que não vai conseguir mais desfrutar momentos de lazer.

Na maioria dos casos a pessoa que tem ergofobia, não são tímidas.

A origem do transtorno é psicológica, pode ser causada por um trauma em que algum momento a pessoa foi muito sobrecarregada por tarefas que talvez nem incluiam o emprego/trabalho em si.

Outra causa disso venha ser o transtorno de agorafobia que é o medo de estar entre pessoas não são muito conhecidas ou são totalmente desconhecidas, assim como frequentar um lugar pela primeira vez.

Infelizmente a ergofobia pode destruir a vida financeira de uma pessoa que pode ser extremamente inteligente, assim como seus sonhos também podem ir por água abaixo, afinal todo mundo tem em mente um sonho profissional que pode surgir na adolescencia ou no inicio da vida adulta e todos nós precisamos de dinheiro para viver e sobreviver.

O tratamento para qualquer ergofóbico deve ser feito com psiquiatria que vai conduzir o paciente uma forma de aliviar tal medo que é considerado absurdo com ansiolíticos que são remédios para aliviar a ansiedade ali momentanea. Também um tratamento psicológico para entender e especular a causa disso.
E por ultimo uma terapia comportamental que pode submeter o individuo a iniciar um trabalho voluntário esporádico como por exemplo, trabalhar 2 vezes por semana com uma carga horária que aos poucos pode ser aumentada tipo, trabalhar voluntariamente 2 vezes por semana 3 horas por dia, próxima etapa uma jornada de 6 horas com uma pausa, depois a jornada de trabalho comun 8 horas por dia.

Dessa forma quem sofre dessa fobia rararíssima começa a ser mais confiante, aos poucos a ansiedade diminui pois o medo esta sendo enfrentado em um ritmo lento e por fim a pessoa percebe que consegue administrar o trabalho com demais atividades que envolvem nosso dia à dia.

Um comentário:

Bruno Cardoso disse...

Eu acho que sofro disto. É terrível. Quando entro em um emprego eu me desespero em casa. E não aproveito nem o trabalho nem os momentos livres

Seguidores