quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lei da substituição a única maneira de espantar pensamentos negativos



A lei da substituição: o unico meio de se livrar de um determinado pensamento é substitui-lo por outro.

Podemos até vagar entre vários pensamentos simultaneamente, mas jamais estaremos concentrados em algum deles, pensar sobre diversas coisas, geralmente só traz inquietude, ansiedade e no dia  seguinte sermos impulsivos e talvez até meio tristes afinal perder horas com um pensamento ruminante e no outro dia acordar sem nada estar resolvido é capaz de nos sentirmos pra baixo e a tristeza por vezes nos conduz até a impulsividade, do tipo fazer qualquer coisa que chegue ao menos próximo do que planejamos por horas e horas.

Então melhor não pensar nem se quer em duas coisas ao mesmo tempo, a mente pode se perder entre uma e outra.

Se quiser por um pensamento negativo de lado, a unica maneira de fazer isso é pensar em algo positivo e construtivo.

Por exemplo se eu lhe disser:
"Não pense na roupa que voce 
vai usar para ir amanhã no cinema"

Imediatamente voce estará pensando nela, porque ao se dar conta de ter pensado, tendemos a contrariar o pensamento como:

"Eu não vou pensar na roupa que
 irei usar amanhã para ir no cinema. "


Porém de qualquer forma voce já pensou nela. Mas, digamos que, depois de ter pensado em algo voce se interesse por outra coisa e acabe por esquecer daquela roupa que nem sabe ao certo, mas precisa pensar em tal para ir ao cinema.

Um caso de substituição de pensamentos é quando eles vierem em mente, não lute contra eles, quanto mais nos negamos pensar em algo, sem querer mais alimentamos aquilo.


 
Tá então como substituir um pensamento que não sai da cabeça?




1º passo: Admita pra si mesmo que quanto mais voce tentar não pensar pior vai ser.

2º passo: se o pensamento for negativo e trouxer emoções ruins e por ccerto tempo voce não consiga envita-los, reflita mas comece auto-manipular sua mente, tipo ofereça ao pensamento pertubador justificativas, auto-explicações, ou simplesmente ligue o "foda-se".

3º passo: aos poucos tenta se distrair com algo qualquer coisa que lhe faça se sentir mellhor mandará o pensamento que rouba sua paz mental embora!

Substituir um pensamento negativo pode ser díficil ainda mais quando é um problema que não envolve só voce como solução. Se algo do gênero está aí na sua mente, melhor pegar um papel e caneta e detalhar a situação listando prós e contras.
OU... aceitar que voce não pode mudar tal situação no momento exato, e comece a refletir  na questão:

Quanto mais pensamos em algo, tal coisa se torna maior, pior do que verdadeiramente ela é. Então caro leitor evite enlouquecer com problemas, preocupações ou demais coisas superfulas falando pra si mesmo:

"O que vou conseguir ou onde irei chegar me martirizando com algo que não posso fazer ou resolver agora?"

Se necessario reflita e repita a frase acima várias vezes e comece a puxar pensamentos positivos ou faça algo pra se distrair.


2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro o blog, mas sempre tenho que copiar e colar no word, para poder ler. O formato é mto ruim, essa fonte. Se pudessem modificar seria melhor. ^^

Anônimo disse...

Sensacional!

Seguidores